O QUE É HMB?

Os músculos humanos podem parecer simples, mas na verdade são bastante complexos. Alimentos, suplementos dietéticos, exercícios e doenças desempenham um papel na construção e degradação muscular. Os pesquisadores começaram a aprender mais sobre os muitos compostos envolvidos na saúde muscular. Um desses compostos é o β-hidroxi-β-metilbutirato, ou HMB.

 

O HMB é produzido no fígado a partir de um aminoácido chamado leucina. A leucina, um dos três aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, é necessária na dieta humana pelo seu papel na promoção da síntese proteica. Os cientistas estimam que um ser humano de 150 libras pode produzir 0,2 a 0,4 g de HMB por dia, dependendo da quantidade de leucina que entra no corpo através da dieta. Uma maneira de garantir que o corpo produza HMB suficiente é consumir alimentos ricos em leucina, como carne e laticínios. Alternativamente, é possível tomar um suplemento que contenha HMB.

 

POR QUE O HMB É IMPORTANTE PARA A SAÚDE MUSCULAR?

HMB para que serve? O HMB tem muitas funções a nível celular que mantêm os músculos funcionando como deveriam. Desempenha um papel na reparação de tecidos, aumentando a produção de colesterol (necessário para a estabilidade da parede celular) e estimulando a produção de células-tronco musculares. A substância também protege as células musculares, bloqueando processos que causam a morte das células musculares. Finalmente, o HMB promove a síntese de proteínas nos músculos, ativando enzimas necessárias para formar as fibras musculares.

 

HMB

Dado o seu papel integral na saúde muscular, o HMB é naturalmente popular nos círculos de treino atlético. Muitos anos de pesquisa identificaram benefícios específicos durante o exercício. Estes incluem efeitos melhorados na força muscular, redução de danos musculares, desempenho aeróbico, fadiga e reconstrução muscular. Uma meta-análise mostrou que tomar suplementos de HMB durante o treinamento de resistência duas ou mais vezes por semana durante pelo menos três semanas aumentou a massa magra e a força. As especificidades desta melhoria parecem ser relevantes apenas para os praticantes de exercício, uma vez que outras pesquisas não apoiam o uso do HMB como suplemento para atletas mais ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *